16 julho, 2009

Pataniscas de Bacalhau


Notas Soltas:
Cresci a ouvir chamar às pataniscas de bacalhau, iscas de bacalhau, cada região tem os seus costumes e na minha terrinha (Peso da Régua) era assim que lhe chamavam... Mas iscas ou pataniscas, o importante é mesmo o sabor e eu, já ao tempo que não comia, no outro dia lembrei-me de fazer. Souberam-me pela vida, estavam divinais.


Ingredientes:
  • 3 Postas Bacalhau
  • 1 Cebola
  • 4 Ovos
  • 1 Ramilho de Salsa
  • Farinha (foi a olho)
  • Sal qb
  • Pimenta qb
  • Noz- moscada qb
  • Leite ou água da cozedura do bacalhau (se necessário)

Modo de Preparação:

  1. Comece por cozer o bacalhau. Assim que estiver cozido, lasque-o.
  2. Numa taça comece por picar a cebola e a salsa finamente, junte o bacalhau, a farinha, os ovos, o sal, a pimenta e a noz moscada e mexa tudo muito bem, se necessário adicione uma pouco de leite ou água da cozedura do bacalhau.
  3. Numa frigideira coloque o óleo aquecer, quando estiver bem quente vá colocando colheres da massa e vá fritando até a massa terminar.
  4. Conforme for fritando, não se esqueça de as colocar em papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

2 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Sempre as conheci por Pataniscas, e em casa da minha mãe são frequentemente acompanhadas com Arroz de Tomate ou Arroz de Feijão.
Adoro!

Helena disse...

Eu tambem sempre conheci como pataniscas, mas aqui no serviço tenho colegas que lhes chamam de iscas. E realmente o que interessa é mesmo o sabor. E estas de aparência estão divinais.

Bjocas