27 setembro, 2011

MFP Clatronic - Pão Rústico


Notas Soltas:  Bem! Este post, havia de se chamar, "Em busca da receita de pão ideal..." lol Então é assim! Tenho utilizado várias vezes a minha MFP, tenho experimentado várias farinhas, várias técnicas, introduzido ingredientes novos, tudo isto para conseguir ... AQUELE PÃO...  aquele pão que é de comer e chorar por mais... Desta vez utilizei o preparado da Nacional - Pão Rústico, e posso dizer que é dos meus favoritos... 

Na preparação da massa, desta vez, "roubei" 30 ml de água, porque acho que 330ml  é demais... como pretendo amassar na máquina e depois cozer no forno, acho que a massa fica demasiado mole, quando termina o processo "amassar" da MFP, portanto 300 ml é o ideal.

Depois de amassar e levedar na máquina, deixei levedar cerca de mais  1hora antes de ir ao forno... o resultado foi um pão bem mais fofinho, até mesmo no dia seguinte...

Ingredientes:
  • 300 ml Água morna  (no pacote diz 330ml)
  • 2 Colheres de sopa de Leite 
  • 2 Colheres de sopa de Azeite
  • 500 gr Farinha Nacional - Pão Rústico
  • 1 Pacote Fermento Seco
  •  Sal qb
Modo de Preparação:

  1. Colocar os ingredientes  pela ordem acima mencionada, ou seja, primeiro os ingredientes líquidos e depois os secos.
  2. Terminado o programa, retire a massa para uma bancada enfarinhada, faça pequenas bolas e coloque num tabuleiro de ir ao forno previamente forrado com papel vegetal, deixe  levedar cerca de 1hora, até dobrar o volume.
  3. Levar a cozer no forno, a uma temperatura de 150º, com um recipiente de água  dentro do forno.
     

3 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que óptimo aspecto tem o teu pão!
E com a manteiga a derreter é uma autêntica perdição!

Ana Rita Marreiros disse...

Esta ultima foto é um atentado...que crime!!!Ficou um pao bem bonito!

Bjoka
Rita

Viciante disse...

Olá!

Gostei mesmo muito do teu blogue e já estou a seguir para me manter a par das coisas boas que por aqui aparecem!

Bjs